Como você cuida da sua carreira?

Telhados precisam de manutenção. As telhas possuem uma vida útil e com o passar do tempo, começam a apresentar rachaduras que provocam infiltrações, ou até mesmo pequenas goteiras em dias de forte tempestade. Muitas vezes não damos a devida atenção a isto. Colocamos um balde aqui e outro ali e vamos levando. Só decidimos mesmo fazer uma inspeção quando há uma grande inundação e não dá mais para adiar. E ao fazermos a inspeção, descobrimos telhas com os mais diversos tipos de avarias. Dependendo do tipo de problema, decidimos o que fazer: trocar algumas telhas ou refazer todo o telhado!

Como está o seu telhado?

É assim também com a nossa carreira. Ao longo dos anos, identificamos alguns “problemas no telhado”. No fundo, estamos conscientes da necessidade de desenvolver habilidades e lapidar atitudes. Carregamos uma ideia preliminar das “telhas” que estão rachadas. Afinal, nós nos conhecemos e temos uma boa noção dos padrões pelos quais operamos e dos nossos desafios. Enfim, sabemos onde o “calo aperta”. Mas, como nunca há tempo suficiente, colocamos um balde aqui e outro ali e vamos levando. Além disso, há o desafio de lidar com as “goteiras nos telhados vizinhos”, que afetam diretamente a nossa casa. Temos que interagir com nossos “vizinhos no trabalho”: colegas de time, chefes, clientes, equipes multidisciplinares, subordinados, fornecedores, etc. Podemos estar em um ambiente cheio de “infiltrações”: equipes desmotivadas, líderes despreparados, metas inconsistentes, injustiças, conflitos desnecessários, reuniões longas e improdutivas, excesso de trabalho, entre outras coisas.

As nossas carreiras também precisam de manutenção. É preciso desenvolver competências, lapidar habilidades, aprimorar atitudes e buscar conhecimento. E a carreira pertence a nós! É nossa responsabilidade cuidar dela com carinho, assim como cuidamos da nossa casa, mesmo que para isto tenhamos que bater na porta dos vizinhos (com assertividade, autoconfiança e destreza) para convence-los a consertar os seus telhados. Poder de persuasão, venda de ideias, gestão de conflitos, controle de stress e flexibilidade são características muito valorizadas hoje no mercado de trabalho. Além disto, é importante lembrarmos que há vizinhos na nossa vida pessoal também. Desenvolver estas habilidades pode servir para termos uma vida mais plena e intencional como um todo, não só no aspecto profissional. Temos decisões para tomar e conversas difíceis para conduzir a todo o momento em nossas vidas. Até que ponto estamos atentos ao aprimoramento destas habilidades? Já tem uma ideia do que gostaria de mudar, mas está com dificuldades? Baixe o E-Book 7 passos para uma mudança pessoal de impacto e veja um roteiro útil e simples para facilitar este processo!

Quando a tempestade vai embora

Eventualmente, podemos ter que enfrentar a busca por uma recolocação. A tempestade deu um tempo e o telhado secou. Talvez o vento tenha deixado algumas tenhas fora de lugar. Ok! Este costuma ser um momento muito apropriado para fazer a devida inspeção e manutenção. A boa notícia é que há hoje no mercado diversas alternativas para fazer isto como treinamentos comportamentais e programas de coaching. É neste instante, que muitas pessoas buscam redesenhar carreiras, estruturar uma visão de futuro ou provocar uma reinvenção pessoal. Trata-se de uma oportunidade para olhar o telhado como um todo, não só algumas pequenas telhas isoladas. E quem sabe colocar tudo abaixo e subir uma casa nova, não é mesmo?

E você?

Como está o seu telhado?
E aquela conversa com o vizinho… o que o está impedindo de fazê-la?
Acha que é a hora de fazer um diagnóstico? Baixe o folder da Rede Dialogas e conheça a essência do nosso Programa de Coaching!

Folder da Rede Dialogas_Baixar agora2